terça-feira, 8 de abril de 2014

Fortaleza comemora 288 anos com shows e exposições

Fortaleza
A cidade de Fortaleza completa 288 anos, no próximo domingo, dia 13 de abril. Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal preparou uma programação especial. No aterro da Praia de Iracema, uma série de shows musicais, onde a atração principal da noite será o cantor Zé Ramalho, que subirá ao palco às 22h para um show que promete relembrar os seus grandes sucessos, como “Chão de Giz”, “Avôhai” e “Admirável Gado Novo”.
A programação musical terá início às 18 horas e antecedendo Zé Ramalho, estarão no palco a alegria do grupo carioca Samba de Santa Clara e o talento cearense com os artistas Nayra Costa, Lídia Maria, Khalil Gibran, Paulo Porto, Aparecida Silvino, Gustavo Portela, Manasses, Ludmila Amaral, Gustavo Serpa e Paula Tesser.
A programação elaborada pela Secretaria de Cultura de Fortaleza conta ainda com espaço lúdico para a criançada, que começa a funcionar às 17h, e onde vão ter atividades como gincanas, contação de histórias infantis, oficina de desenhos e de brinquedos com material reciclável, pintura facial, circo interativo, palhaços e shows com bandas infantis e brincadeiras diversas.
EXPOSIÇÃO
Os principais equipamentos culturais de Fortaleza também terão programação especial no decorrer dos próximos dias para lembrar os 288 da cidade. Ainda no domingo, além da programação no aterro, o Estoril abre as suas portas para mais uma edição da Feira de Artes. A programação, que será alusiva ao aniversário da cidade, receberá mais de 30 expositores, que trarão trabalhos de artes plásticas, decoração e antiguidades.
Os expositores serão: Ateliê Lana Benigno; Dobras e Desdobras; João Pedro de Juazeiro; Josiele de Castro; Mandalas; Ricardo Fernandes; Vânia Freitas; Metal Home; Pretérito Perfeito; Gil Nadaf; Eurípedes; Art Zion; Arte Artesanato; Arte e Sorriso; Ateliê Bonequinha de Tinta; Bendita Fortaleza; Carla Sales; Cherry Up; Escritório De Crianção Stefany Cardoso; Fortaleza Minimalista; Guarderia dos Meninos; Karine – Efeitos Visuais; Márcio Santos; Maria Vem Com As Outras; MeNah Acessórios; Miss Hide; Loja Sem Paredes; Oficina D.A.D.A; Quadraria; Reutilizace; Rede Empreendedores Culturais; Ricardo Fernandes; Xiquita Bacana; A Fantástica Cozinha da Carol; Que Seja Doce; e Borat.
Também no dia 13 de abril, haverá o lançamento do livro “Cherrizinho”, de Martine Kunz (Editora Armazém da Cultura), no Estoril. Na obra, a francesa narra sua odisseia particular, uma aventura fascinante que a leva das brumosas orlas do litoral francês às turbulentas águas do rio Amazonas; enfrenta a terra calcinada e o sol escaldante dos rincões pernambucanos até a capital do Ceará onde o destino a esperava.
QUARTA COLETIVA
Sempre na segunda quarta-feira de cada mês, o Mercado dos Pinhões abre suas portas para a moda, a arte e o design no evento chamado Quarta Coletiva. Em sua 12ª edição, a mostra presta homenagem ao aniversário de 288 anos de Fortaleza. A programação acontece neste dia 9 de abril, a partir das 17h, e traz o que há de mais criativo no mercado alternativo da capital, promovendo novas tendências ligadas à economia criativa e aos diferentes processos desenvolvidos no cenário local.
A atração musical da Quarta Coletiva será a DJ Renatinha que, em homenagem ao aniversário da cidade, apresentará um repertório com músicas de compositores cearenses. Especialmente nesta edição, os expositores trarão produtos diferenciados em homenagem a Fortaleza.
BIBLIOTECA PÚBLICA
A Biblioteca Municipal Dolor Barreira, outro equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza, trará também atividade em homenagem ao aniversário da cidade. Dentro da programação especial, haverá no próxima sexta-feira (11), a oficina História e Técnica da Ilustração em Gibis, com Diego José (cartunista, autor, editor e ilustrador); além de contação de histórias e sarau de poesias.
DIA DO HUMORISTA
Em celebração ao dia do Humorista, comemorado no dia 12 de abril, e como parte das comemorações do aniversário de Fortaleza, 40 comediantes se reunirão na Praça do Ferreira na próxima sexta-feira (11), numa grande comemoração que promete muitas gargalhadas. A programação é uma realização do Escritório do Riso, com apoio da Prefeitura.
SEMINÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Dando prosseguimento à programação de aniversário da cidade, na próxima semana, entre os dias 14 e 16, haverá também o 5º Seminário do Patrimônio Cultural. O evento, que acontece na sede do CREA/CE, tem o objetivo de reunir experiências inovadoras em educação patrimonial no âmbito nacional e internacional, aproximando as pessoas dos bens culturais e de políticas públicas para a preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do município.

Programação
Quarta Coletiva
Dia: 09/04
Local: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli – Centro)
Horário: a partir das 17h
Biblioteca Municipal Dolor Barreira – Programação de Aniversário de Fortaleza
Dia: 11/04
Local: Av. da Universidade, 2572 – Benfica
Horário: às 9h e às 14h
Dia do Humorista
Dia: 11/04
Local: Praça do Ferreira
Horário: a partir das 16h
Show do Aniversário de Fortaleza com Zé Ramalho, Samba de Santa Clara e atrações locais
Dia: 13/04
Local: Aterro da Praia de Iracema
Horário: a partir das 16h com abertura da tenda infantil
Feira de Artes do Estoril – Edição Especial “Aniversário de Fortaleza”
Dia 13/04
Local: Estoril (Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)
Horário: das 17h às 22h
Lançamento do livro “Cherrizinho”, de Martine Kunz
Dia 13/04
Local: Estoril (Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)
Horário: às 19h
5º Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza
Dia: de 14 a 16/04
Local: sede do Crea-CE (Rua Castro e Silva, 81 – Centro)
Horário: o dia todo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.