sábado, 4 de outubro de 2014

DATAFOLHA: EUNÍCIO 49% E CAMILO 45%; IBOPE: EUNÍCIO 44% E CAMILO 38% 2

Os candidatos Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT) ao Governo do Estado podem estar tecnicamente empatados. O candidato peemedebista contabiliza 49% dos votos válidos, enquanto Camilo tem 45%.
A vantagem entre Eunício e Camilo é de quatro pontos percentuais em votos válidos. Com a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, não é possível afirmar se haverá segundo turno ou não, cenário inédito no Estado.
Ainda de acordo com a pesquisa, Eliane Novais (PSB) tem 3% e Ailton Lopes (PSOL, 2%. 
A pesquisa foi contratada pelos jornais O POVO e Folha de S.Paulo e ouviu 1.719 eleitores, em 51 municípios cearenses, nos dias 3 e 4 de outubro.

IBOPE
Menos de 24 horas para o primeiro turno das eleições para governador do Ceará e a disputa entre os candidatos está acirrada. De acordo com a pesquisa Ibope, divulgada no início da noite deste sábado (4), o candidato Eunício Oliveira (PMDB) contabiliza 44% dos votos totais. Camilo Santana (PT) aparece em segundo, com 38%.  A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares.
Eliane Novais tem 3% dos votos, enquanto Aílton Lopes contabiliza 2%. Os votos brancos ou nulos representam 6%, e os indecisos somam 7%.
Em relação à última pesquisa Ibope, divulgada em 23 de setembro, Eunício cresceu 1%, passando de 43% a 44%. Camilo manteve a mesma porcentagem de votos, 38%, assim como a candidata Eliane Novais, que permanece com 3%.  Já Aílton Lopes passou de 1% para 2%, retornando ao índice apresentado em pesquisa divulgada no dia 2 de setembro.
Para ser eleito no primeiro turno, é necessário que o candidato obtenha 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.
Em uma simulação de segundo turno, Eunício segue na frente, com 46% dos votos totais, enquanto Camilo tem 41%. Brancos e nulos somam 7% e indecisos, 6%.
Em relação aos votos válidos (correspondente à proporção de votos de cada candidato sobre o total, excluindo os brancos, nulos e indecisos), Eunício Oliveira apresenta 50% dos votos. Camilo Santana segue em segundo, com 44%. Aílton e Eliane aparecem empatados, com 3%. Com a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato peemedebista poderia ser eleito ainda no primeiro turno.
Pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 04 de outubro, onde foram entrevistados 1204 eleitores. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.