sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ESCOLA SALUSTIANO PINTO REALIZA AULA DIFERENCIADA SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A escola Salustiano Pinto realizou nesta quinta-feira (20-11) uma aula diferenciada  com o tema "África e Brasil, unidos pela história e cultura", no dia da consciência negra alunos do 6º ao 9º estiveram debatendo assuntos sobre o tema que os professores apresentaram durante a aula, alunos abordaram o que foi repassado  pelo professores e deram sua opinião,  após isto foi convidado o assistente social do CRAS Nicandro que trouxe o tema "Reveja seus conceitos". 

Os alunos Gustavo Magalhães e Gomes Neto, fizeram uma pequena apresentação de samba, com a música trem das onze, com um bela letra. na ocasião algumas alunas desfilaram para a escolha da melhor, a votação  foi feita por aplausos, a  vencedora foi a aluna Ana Isa Sousa.
 A aula foi totalmente voltada ao dia nacional consciência negra. Foi um momento de reflexão sobre os fatos históricos, sobre nossas origens, sobre a desigualdade racial.

O Dia da Consciência Negra é celebrado hoje, dia 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. 


*Confira o Vídeo de dois alunos em apresentação musical


Professores
Professora de História - Joseana
Aluno Luis Eduardo
Alunos apresentaram Dança sobre o tema
Assistente Social Nicandro
Equipe do Cras de Macaraú
Alunos que apresentaram música sobre o tema
Alunas desfilantes
Turma do 7º ano
Turma do 9º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.