quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Carro fumacê volta a circular em Hidrolândia

O carro fumacê volta às ruas da cidade de Hidrolândia a partir desta quarta-feira (17) para retomada do trabalho de bloqueio da transmissão de dengue, solicitado pelo Centro de Controle de Zoonoses. O controle químico será aplicado com um carro fumacê, das 05h00min às 08h30min e das 17h00min às 20h30min, nos bairros da sede e no distrito de Irajá onde os índices de dengue são maiores.
Ao todo serão utilizados 304,8 ml de inseticida por quarteirão, produto que é fornecido pelo Ministério da Saúde. O combate ao Aedes aegypti, transmissor da doença, é feito com inseticida que é liberado em forma de gás através de carro fumacê. O produto deve permanecer em suspensão no ar de 40 minutos à uma hora e meia e atinge apenas os mosquitos em fase adulta, impedindo sua reprodução. Famílias devem deixar janelas e portas abertas. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que as famílias deixem portas e janelas abertas durante a passagem do carro fumacê para que o gás entre nas residências e o combate seja mais eficaz. 
Desde a quarta-feira até quinta-feira, o veículo circula por localidades da cidade. Na próxima semana, a agenda irá se repetir, pois a passagem do carro UBV é recomendada por quatro semanas para completar o ciclo de trabalho. “O UBV passará uma vez por semana em cada bairro onde está ocorrendo maior número de casos da doença. O objetivo é cortar o ciclo de transmissão da doença”, explicou a secretária de saúde, Sibelly Mourão.
Além da ação do carro, os agentes de endemias permanecem nestas localidades combatendo os criadouros do Aedes aegypti. Durante as visitas domiciliares os agentes realizaram eliminação de possíveis criadouros, fazendo o tratamento com produto químico, quando necessário, também a distribuição de material informativo orientando a população sobre medidas a serem adotadas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.