sábado, 6 de dezembro de 2014

Expectativa de vida no Ceará é menor que a média nacional

A expectativa de vida da população cearense é de 73,2 anos, segundo estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado é referente a 2013 e coloca o Estado como o 13º no ranking nacional de esperança de vida ao nascer. Quando comparamos o tempo médio de vida dos cearenses com o dado do Brasil (74,9 anos), entretanto, o Estado apresenta 1,7 ano menos no tempo de vida.
Apesar de estar abaixo da média nacional, o Ceará conseguiu melhorar a expectativa de vida no intervalo de tempo analisado pelo IBGE. Em 1980, o cearense tinha média de vida de 59 anos. Houve, portanto, crescimento de 14,2 nos últimos 33 anos. O acréscimo na média do País foi de 12,4 anos. As estatísticas foram divulgadas nas Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil de 2013, do IBGE.
As mulheres vêm liderando, historicamente, a esperança de vida ao nascer. Em 2013, a expectativa registrada entre a população feminina cearense foi de 77,2 anos, enquanto entre os homens foi de 69,2 anos.
Quando comparamos o Ceará aos outros estados do Nordeste, ele ocupa a quinta colocação na esperança de vida ao nascer para ambos os sexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.