quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

TV Diário: Com comportas do Açude Araras fechadas 20% de Sobral será efetado

A decisão de fechar as comportas do açude Araras para garantir o abastecimento de 8 cidades está preocupando municípios que ficam às margens do rio Acaraú. 
Em Sobral, por exemplo, a medida deve afetar cerca de 20% da população. Para tentar evitar prejuízos, o município busca outras soluções para garantir o abastecimento hídrico da região.
O açude Paulo Sarasate, também conhecido como Araras, fica em Varjota, a 297Km de Fortaleza. O reservatório tem capacidade para um bilhão de metros cúbicos de água. 
Mas os três anos de seca prolongada reduziram o volume a um nível preocupante. Hoje está com menos de 9% da capacidade. 
O reservatório garante o abastecimento direto das cidades de Varjota, Reriutaba, Ipu, Pires Ferreira, Ipueiras e Hidrolândia. 
Através de adutoras recém-inauguradas, a água também é levada para Nova Russas e Crateús que enfrentam situação crítica de racionamento desde o ano passado. 
De acordo com o Governo do Estado, foi feito um planejamento para a região e as cidades que são abastecidas pelo açude Araras terão outras alternativas, como poços e adutoras de montagem rápida.
Apenas quando as medidas estiverem em vigor é que as comportas do reservatório serão fechadas para garantir a segurança hídrica das sedes que fazem captação da água direto da barragem.
ASSISTA:

Fonte: TV Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.