quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

PREFEITA ROSA PAULINO DE VARJOTA CONTINUA PERFURANDO POÇOS EM COMUNIDADES RURAIS, PARA AMENIZAR EFEITOS DA SECA

A Prefeitura Municipal de Varjota, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Defesa Civil, em parceria com os Governos Estadual e Federal (FUNASA e Exército), estão realizando um trabalho grandioso em combate a seca na sede e distritos de Varjota.

No dia 19 de Agosto de 2015 iniciaram-se a perfuração de poços profundos nas comunidades, atualmente NOVE poços já estão perfurados, estando localizados nos distritos de: Jatobá, Angelim, Lagoa do Poço, Cajazeiras, Capoeiras, Transval, Várzea do Saco e Olho d’água dos Trajanos, três destes com sistema de abastecimento completo já atendendo a população, e outros seis previstos para conclusão ainda este ano.

Além dos poços, foram instalados três sistemas de abastecimento simplificado, localizados no Perímetro Irrigado Araras norte, Setor II, Setor IV e na localidade de Pitombeira dos Rodrigues, e mais cinco sistemas estão sendo iniciados.

Com a implementação desse projeto os moradores das comunidades beneficiadas, embora não tendo água em suas torneiras, tem acesso a todo instante à água potável, basta se deslocar até a cisterna e fazer sua coleta.

Outro beneficio, foi a instalação de um sistema dessalinizador, este que extrai o sal da água, deixando-a potável, pronta para o consumo humano, a comunidade contemplada desta vez foi Ipueira dos Balacós.

Sem contar que diariamente carros-pipa distribuem água potável para cisternas das famílias que ainda não contam com sistema de abastecimento de água próximo. Onde será garantido este importante serviço durante toda a estiagem.

Mesmo diante dessa crítica estiagem e dificuldade o Secretário de Recursos Hídricos e Defesa Civil,Raimundo Gomes Filho, afirma que a administração Varjota Cidade de Todos, continuará desemprenhando esse papel fundamental, não medindo esforços para proporcionar qualidade de vida à população varjotense, principalmente às que já estão afetadas por esta grande seca que assola o sertão nordestino. 

O Secretário Gomes também lembra e solicita a colaboração de toda a população para fazer um esforço acima do normal para economia de água, pois cada vez mais, nossa fonte de água está se esgotando, precisando assim do emprenho de todos para esta luta que não é fácil.

Foto: Prefeita Rosa, assinando convênio na FUNASA, para perfuração dos poços (arquivo) / Portal do Governo Municipal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.