sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

UBAJARA E TIANGUÁ REGISTRAM CHUVA DE GRANIZO

As cidades de Ubajara e Tianguá, na serra da Ibiapaba, registraram na tarde de ontem (24), chuva de granizo. Os municípios ficam a uma altitude bastante elevada e estão no eixo que sofre com faltas de chuvas há vários meses.

Pelas redes sociais, moradores compartilharam imagens e vídeos do momento em que as pedras de gelo atingiam o chão. Ainda segundo os moradores, choveu granizo nos bairros centro, Nossa Senhora de Lourdes, Domício Pereira e Monte Castelo, em Ubajara.

Chuvas com granizo ocorrem quando a nuvem se desenvolve em formato vertical, por conta da umidade, e sobe a uma altitude muito elevada na atmosfera. Como a temperatura cai bastante quanto mais alto for, o vapor de água que sobre da superfície acaba condensando, fica pesada e cai, perdendo tamanho na queda por conta do derretimento contínuo.

Funceme explica fenômeno
A Fundação Cearense Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que a atuação de um sistema meteorológico no Ceará conhecido como vórtice ciclônico de altos níveis trouxe chuvas de forte intensidade nesta quinta-feira (24) à região da Serra da Ibiapaba, onde fica os municípios de Ubajara e Tianguá.
A Funceme informou ainda que imagens de satélite registraram, às 17h15, nuvens de grande desenvolvimento vertical na região de Ubajara e Tianguá, o que explica os registros de temporais e até chuva de granizo. A previsão da Funceme para o feriadão no Ceará é de nebulosidade variável com possibilidade de precipitações em todas as regiões cearenses.

Ubajara Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.