terça-feira, 19 de janeiro de 2016

SANTA CASA DE SOBRAL REALIZA 52 TRANSPLANTES DE CÓRNEAS EM 2015

O Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) é referência para toda zona norte do Estado do Cerá e a prova disso é o número de transplantes de córneas realizados em 2015, além de outros procedimentos cirúrgicos. Em 2015, foram realizados 52 transplantes de córneas. Sendo 43 destes com fins ópticos e nove com propósito terapêutico, onde 32 cirurgias foram eletivas e 13 realizadas em caráter emergencial, todas cobertas via SUS (Sistema Único de Saúde).

Vale ressaltar que em em 2014 foram realizados 32 transplantes de córneas, revelando um aumento de 62,5% dos procedimentos em 2015. Além disso, foram realizadas nove topoplastias de transplante, cirurgia que induz uma mudança na curvatura da córnea com o objetivo de melhorar a visão e diminuir as irregularidades corneanas. 

Sob a coordenação do médico oftalmologista, Dr. Ribamar Fernandes Filho, e toda uma equipe multiprofissional, os transplantes de córneas na Santa Casa é uma realidade que vem mudando a vida de muitas pessoas, que antes viviam tristes dias de escuridão. Porém, tudo isso só é possível graças a um doador e o consentimento de sua família. Os gestos de solidariedade espontânea de uma doação faz com que a Santa Casa de Sobral possa ajudar muitos pacientes a terem uma nova chance de vida.
(Com informações do Blog Encontro com a Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.