quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

DICAS DE SAÚDE COM LUCAS ROCHA NUTRICIONISTA: Doenças transmitidas por alimentos

As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. A maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. 

Vários são os fatores que contribuem para o aparecimento dessas doenças, entre os quais destacam-se: adubação do do solo com material contaminado por fezes humanas ou de animais

portadores de doenças; irrigação de hortaliças com águas procedentes de córregos e valas poluídas por 
esgotos; presença de vetores e roedores, manipulação inadequada durante o preparo e consumo dos alimentos, em
virtude de práticas de higiene pessoal inadequadas ou manipuladores portadores de lesões ou doenças (espirros e tosses); água contaminada, higienização inadequada de utensílios, equipamentos, ambiente e dos manipuladores, alimentos sob condições inadequadas de preparo e temperaturas, contaminação cruzada (a partir de um alimentos, local, utensilio já contaminado), dentre outros.


Os sintomas mais comuns para as doenças transmitidas por alimentos são falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e febre.


Para prevenção das DTA deve-se: Checar o prazo de validade dos alimentos, o armazenamento e suas condições físicas, como aparência, consistência e odor; limpar bem os utensílios usados no preparo dos alimentos; lave as mãos antes e durante a preparação dos alimentos; usar água ou gelo apenas de procedência conhecida; Manter sob refrigeração alimentos prontos que serão consumidos posteriormente; cozinhar completamente, ao menos a 60°C, carnes, frangos, ovos e peixes; reaquecer alimentos conservados a pelo menos 70°C; separar os alimentos crus dos cozidos ou prontos para comer e utilizar utensílios diferentes para cada um deles. evitar consumir pratos que contêm ovos crus ou mal cozidos, como gemadas, ovos fritos moles e maionese caseira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.