quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

DICAS DE SAÚDE COM LUCAS ROCHA NUTRICIONISTA: Conversa rápida sobre: Fibras Alimentares

1- São polissacarídeos (carboidratos complexos) componentes das paredes celulares de vegetais.

2- Não são digeridos pelo organismo.


3- Não fornecem calorias (já que não são digeridos).


4- Podem funcionar como prébioticos, sendo substrato para bactérias intestinais.


5- Não tem reservas no organismo.


6- São (didaticamente) divididas em solúveis e insolúveis.


7- Fibras solúveis se dissolvem na água formando uma espécie de gel. Possuem dentre suas funções: retardar o esvaziamento gástrico e o do trânsito intestinal (melhorando quadros de diarreia, por exemplo), reduzem a absorção de glicose e colesterol e possuem ações protetoras em canceres de intestino. Ocorrem em maior quantidade em cereais como aveia, farelos, e em determinadas frutas como banana e maçã.


8- Fibras insolúveis não se dissolvem em água, aumentando o volume do bolo fecal, assim melhoram o transito intestinal prevenindo ou ajudando em quadros de constipação, são encontradas em maior quantidade em: frutas de casca comestível, cereais integrais e sementes.

9- Nenhum alimento é fonte isolada de fibra, ou seja, só possuem um tipo de fibra, ambos tem os dois com maior ou menor proporção de uma.


10- Em níveis muito elevados podem levar a desconfortos, como formação excessiva de gases, distensão e desconforto abdominal e má absorção de alguns nutrientes.

0 comentários:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.