segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

DICAS DE SAÚDE COM LUCAS ROCHA NUTRICIONISTA: Comer rápido favorece ganho de peso

Não, isso não é “conversa fiada” de nutricionista. Comer rápido favorece sim o ganho de peso e a relação está bem documentada em diversos estudos com diferentes populações (Otsuka et al., 2006; Ochiai et al., 2013; Yamane et al., 2014; Ohkuma et al. 2015; Ochiai et al; 2016).

A causa pela qual comer rápido induz ao ganho de peso proposta é a seguinte: Indivíduos que comem mais rápido tendem a ingerir mais energia do que indivíduos que fazem suas refeições de forma mais calma, isto provavelmente ocorre por que estes indivíduos que comem mais rápido, ingerem essa quantidade de energia antes que o cérebro reconheça o sinal de saciedade estimulado por ingestão de nutrientes, distensão gástrica (por conta do espaço ocupado pelos alimentos no estomago) e fatores intestinais (como o hormônio colescitoquinina). Além disso, os níveis de hormônios anorexígenos (PYY, GLP-1 E hormônios instestinais) que também induzem a saciedade estariam reduzidos após refeições rápidas (Okhuma et al., 2015).

Assim, dedicar um tempo exclusivo para as refeições, além de ser uma das recomendações preconizadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) para se alcançar e manter um padrão alimentar saudável pode ser também uma das estratégias na manutenção e perda de peso.

0 comentários:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.