quarta-feira, 22 de março de 2017

Açude Araras mais que dobrou sua reserva desde janeiro e já se aproxima dos 10%

Construído sobre o leito do rio Acaraú, entre os municípios de Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria a cerca de 315 km da capital de Fortaleza, o Açude Paulo Sarasate, mais conhecido como Araras, dobrou sua reserva d'água de janeiro até o dia de hoje, 22 de março. 

Segundo os dados da Cogerh, o açude contava com 3.45% da sua capacidade no dia 1º de Janeiro deste ano. Já na data de hoje, a Cogerh registra 9.17%, ou seja, já se aproxima dos 10%, mais que o dobro do que tinha no inicio do ano.

Sua capacidade total é de 891 milhões de metros cúbicos de água, o que o coloca como o quarto maior reservatório de água do Ceará. A bacia hidrográfica do rio Acaraú, à qual pertence o Açude Araras, cobre uma área de 3.520 km².

As obras de construção foram concluídas em 1958 pelo DNOCS. Tem como finalidades a perenização e controle das cheias do rio Acaraú, a irrigação de 14.000 ha nas várzeas do mesmo rio, a piscicultura e o aproveitamento de culturas na área de montante. Sangrou pela última vez na estação chuvosa de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.