segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Chuva de granizo atinge cidades no interior do Estado

Chuva de granizo atingiu dois municípios no interior do Estado nesse final semana. O fenômeno ocorreu em Massapê, norte do Estado, e em Santana do Cariri, na região sul do Ceará. Moradores das cidades registraram os acontecimentos por meio de vídeos.

De acordo com Raul Fritz, supervisor da unidade de clima da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva de granizo ou “chuva de gelo”, como é popularmente conhecida, ocorre quando uma nuvem se desenvolve de forma vertical e em seu topo forma cristais de gelo. “As nuvens crescem entre 10 e 12km de altura, e devido a baixa temperatura tende a cair em forma de gelo”.

O supervisor ressalta que esse não é um “evento raro”, e ocorre quando a “pedra” de gelo não derrete completamente antes de atingir o solo. “O derretimento não aconteceu completamente porque o granizo se formou grande”, afirma.

A Funceme informou que ainda está analisando o fato.

Sertão Cearense

Essa não é a primeira vez que chove granizo no Ceará. Em dezembro do ano passado, os moradores do município de Parambu no sertão cearense, foram surpreendidos com o alto volume de granizo na região.


Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.