segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

STDS-Cariré promoveu uma capacitação para orientadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Nos dias 15 e 16 de fevereiro a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizou a Capacitação para os orientadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Neste ano, foram capacitados 15 orientadores, que estão à frente do SCFV para crianças, adolescentes e idosos, ofertado nas localidades de Boa Esperança, Almas, Ararirús, Cacimbas, Alto dos Honório, Caveira, Tapuio, Anil, Jucá e Sede.

Em 2018, o SCFV atenderá a aproximadamente 400 pessoas, ofertando aos grupos atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras.

O que é o SCFV?

SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado pelo no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:
➤ Crianças até 6 anos
 Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
 Adolescentes de 15 a 17 anos
 Jovens de 18 a 29 anos
 Adultos de 30 a 59 anos
 Pessoas Idosas

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município.

    


Cariré em Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.