quarta-feira, 14 de março de 2018

Luta pelo fim do lixão: Prefeitura doa terreno e Governo garante Construir Central de Reciclagem em Varjota

Nesta quinta-feira (08/03/18), a Prefeitura de Varjota deu mais um passo na luta para um dia, o mais breve possível, venha acabar com o Lixão, da forma correta, evitando a poluição que tanto prejudica aos Varjotenses. O vice-prefeito Cícero Paulino e o secretário de Obras, Robério Ponte (Berim), participaram em Fortaleza, de uma Reunião com o Secretário Estadual das Cidades, Josualdo.

À pedido da prefeita Célia, o vice Cícero garantiu que a Prefeitura vai doar um terreno, para o Governo do Estado construir uma Central Municipal de Reciclagem-CMR, que faz parte do Aterro Sanitário que está sendo construído em Sobral, em um consórcio, do qual Varjota faz parte e será beneficiada. 

Esta central será mais um Equipamento importante para o Município.
O prefeito de Reriutaba, Osvaldo Neto e representantes de Pires Ferreira também participaram da reunião.

ENTENDA O PROCESSO
A Prefeitura de Varjota, desde a gestão da ex-prefeita Rosa Paulino, vem tentando uma solução para um grave problema da maioria dos municípios do Ceará e do Brasil, que são os lixões. Algo difícil, porque a melhor forma de resolver, é com a construção de um aterro sanitário, o que até municípios médios têm dificuldades de construir, devido ao alto custo, quanto mais municípios pequenos como Varjota. Por isso existe a necessidade de alguns municípios vizinhos de unirem e construírem um único aterro sanitário regional, para atender algumas cidades, o que se chama de Consórcio. 

A gestão de Rosa tentou isso, em parceria com outros municípios como Ipu, mas como dependia de outros municípios, nem todos tiveram o mesmo interesse e apoio e a parceria não deu certo, mesmo com a gestão de Varjota fazendo sua parte.

A gestão atual, da Prefeita Célia Rodrigues continuou essa luta, surgiu uma oportunidade e importantes passos a Prefeitura tem dado, para resolver o problema. 

A administração da prefeita Célia conseguiu incluir Varjota em um grande projeto. Trata-se da construção de um ATERRO Sanitário, que é um Central de Tratamento dos Resíduos (CTR), localizada na BR 222, que faz parte do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS), composto pelos municípios de Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral e Varjota.


Fonte: RobertoLiraaNoticia.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.