terça-feira, 23 de outubro de 2018

Cariré sediou a 2ª Oficina Participativa do PDUI/RMS, com os representantes dos municípios de Groaíras, Varjota e Cariré

Aconteceu na última quinta-feira (18/10) no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, a 2ª Oficina Participativa do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Sobral (RMS). Estiveram presentes o Prefeito Elmo Aguiar, acompanhado da Primeira-dama Mirna Aguiar; os vereadores Nery Neto e Eduardo Brito, representando o Legislativo Carireense, além de secretários municipais, profissionais da educação, saúde, lideranças comunitárias, dentre outros.


Também estiveram presentes no evento o representante da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará, Sr. Rômulo Cabral; o Prefeito de Groaíras, Ueliton Vasconcelos, acompanhado de alguns gestores municipais daquela cidade, e o Sr. Sidney, representando a Prefeitura de Varjota.

Na ocasião foram apresentadas propostas de curto e médio prazo para implementação das políticas, programas, projetos e ações relacionados à Funções Públicas de Interesse Comum (FPIC), cuja realização de atividade ou serviço, demandará de uma gestão compartilhada entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Sobral (RMS). 

As explanações dos trabalhos foram executadas pelos mediadores Ricardo Mendanha e Fernanda Lima, do Consórcio Planmetro, que está assessorando a Secretaria das Cidades na elaboração doPDUI. 

Os eixos em destaques foram: 
· Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento; 
· Desenvolvimento Econômico e Sociocultural; 
· Uso/Ocupação do Solo e Habitação; 
· Mobilidade 

Este Plano de Ação é estruturado em três blocos de propostas, a saber: 
· Propostas relacionadas às funções públicas de interesse comum: políticas, programas, projetos e ações; 
· Propostas relacionadas ao território: Macrozoneamento Metropolitano e reestruturação territorial da RMS; 
· Propostas relacionadas à gestão: sistema de gestão e planejamento metropolitano. 

Região Metropolitana de Sobral é composta por 18 (dezoito) municípios que foram divididos em Sub-Regiões. Cariré, juntamente com Groaíras, Varjota, Reriutaba e Pires Ferreira, constituem a Sub-Região Sul. 


Plano de Ação da Sub-Região Sul contemplará os setores de Agropecuária, Turismo, Logística, Extração Mineral, Extração Vegetal e Comércio/Serviços.

Cariré em Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.