sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

PREFEITURA DE SANTA QUITÉRIA ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE EM CAMPANHA EM COMBATE A DENGUE

A Prefeitura de Santa Quitéria, através da Secretaria Municipal de Saúde, estar alertando e conscientizando a população para combater os focos do mosquito Aedes Aegypti. As ações na cidade são realizadas em diversas formas de maneira constante em nosso município. A ação deve ser em conjunto do poder público e população.

Da Secretaria
A secretaria de saúde informa que o município finaliza o ano com índice de infestação predial menor que 1% é que em 2019 os ACE continuarão trabalhando continuamente para manter o índice baixo. Que a % é o preconizado pela OMS (organização mundial de saúde).

O objetivo da campanha, segundo a Secretária Municipal de Saúde, Patricia Ximenes, é evitar que o mosquito Aedes Aegypti se prolifere no município, evitando que os números de casos de Dengue aumentem. Para isso é importante estimular a participação da população no controle do mosquito, transmissor da doença.“Com essa campanha e a participação de toda a população nós queremos evitar um surto de dengue em nosso município, pois com o período da chuva que está se iniciando, somente com um bom trabalho de combate nós vamos conseguir evitar um número grande de casos de dengue no município. Por isso pedimos o apoio de toda a sociedade para que cada um colabore nessa campanha, cuidando de seu quintal, deixando ele limpo, verificando as calhas dos imóveis, aonde se criam muitos mosquitos para evitar que se criam cada vez mais e transmitam o vírus da doença. Nós precisamos que a população se conscientize e nos ajude nesta campanha.

O que é a Dengue?
A Dengue é uma doença transmitida por um mosquito muito pequeno chamado Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Ao contrário do que muitos pensam, a Dengue é uma doença perigosa que pode, inclusive, levar à morte.

Como é o mosquito


Ele é escuro e rajado de branco. É menor que um pernilongo comum e pica mais durante o dia. Mesmo que você não consiga ver o mosquito da Dengue na água parada, a larva dele pode estar lá. E o perigo é o mesmo. Por isso, não deixe a água se acumular em nenhum lugar.

Sintomas


Os sintomas mais comuns são: Dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta (muitas vezes passando dos 40º), dor nos músculos, dor nas juntas, manchas vermelhas por todo o corpo, falta de apetite, fraqueza e, em alguns casos, sangramento da gengiva e do nariz.

Tratamento

Quem estiver com Dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e procurar orientação médica. A pessoa não pode tomar alguns tipos de remédios, como por ex: aqueles à base de ácido acetil salicílico.

Como evitar a Dengue


Os sintomas mais comuns são: Dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta (muitas vezes passando dos 40º), dor nos músculos, dor nas juntas, manchas vermelhas por todo o corpo, falta de apetite, fraqueza e, em alguns casos, sangramento da gengiva e do nariz.

Nunca deixe água parada em qualquer tipo de recipiente, como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxins, bacias e copinhos descartáveis.

Não se esqueça de tampar as caixas d´água, cisternas, tambores, poços e outros depósitos de água.

Nunca deixe água parada em qualquer tipo de recipiente, como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxins, bacias e copinhos descartáveis.

Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo; jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas e tudo o que acumule água.
E mantenha sempre o lixo fechado.
Cuidado. O mosquito da Dengue pode estar onde você menos espera.
Aedes aegypti é o nome científico do mosquito transmissor da Dengue, que se reproduz em água parada. Por essa razão, nunca deixe água parada – mesmo a da chuva – em qualquer tipo de recipiente, como: garrafas, tampinhas, pneus, bacias, copos descartáveis, calhas, canos etc. É preciso evitar que o mosquito nasça. Para isso, devemos sempre evitar o acúmulo de água nesses lugares. Faça isso e peça para seu colega de trabalho, seu vizinho, todos em sua volta fazerem o mesmo. Desse jeito, a gente combate e derrota a Dengue.

Uma Campanha de Saúde, Prefeitura Municipal de Santa Quitéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.