terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Índice de desemprego no Ceará é o menor do Nordeste

A quantidade de pessoas em idade ativa sem emprego caiu para 10,1% no Ceará, entre outubro e dezembro de 2018. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem, revelam ainda que 3,676 milhões de trabalhadores estão ocupados. A situação do Estado no Nordeste também se destaca por possuir o menor índice médio de desocupação da Região.

No acumulado do ano, em 2018, houve redução de 1,3 ponto percentual na comparação com 2017 e quedas seguidas em todos os trimestres. Ante outros estados, o desempenho cearense foi o nono melhor do País no último trimestre. Já na taxa de desocupação anual aparece como o quarto que mais diminuiu a quantidade de desempregados no País.


Reconhecido como o período em que se abrem oportunidades de trabalho em vários setores, principalmente no comércio e serviços, em decorrência do período de festas de fim de ano e início de alta estação, o índice de 10,1% de desocupação foi analisado como acima do esperado.

O ano encerrou com recuperação no Estado maior do que a projetada, segundo afirma o analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Daniel Suliano. "O resultado foi bem abrangente. Tivemos dois momentos muito ruins, em 2016 até o fim de 2017, quando a taxa de desemprego atingiu o pico. No caso do Ceará, chegou a até 14,3%", afirma.

Ele também credita essa redução de desocupados, no período, ao aumento da geração de empregos e, em menor grau, à quantidade maior de desalentados.

O coordenador de Estudos e Análise de Mercado do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Erle Mesquita, acrescenta que a queda do indicador obedece a um comportamento típico do período.



Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.