segunda-feira, 15 de abril de 2019

Realizada a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Cariré de 2019 com o tema: "Democracia e Saúde - Saúde Como Direito; Consolidação do SUS e Financiamento do SUS"

Com o tema "Democracia e Saúde - Saúde Como Direito; Consolidação do SUS e Financiamento do SUS", foi realizada nesta quinta-feira, dia 11 de abril, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, promovida Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), tendo como local as dependências da Escola Francisco Hermínio no Bairro do Fórum. 


O objetivo das Conferências de Saúde é reafirmar, fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), público, universal, integral, equânime com financiamento adequado e regular visando garantir a saúde como direito humano e dever do Estado, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988. Além de propor diretrizes para formulação da Política Municipal, Regional e Estadual de Saúde e o fortalecimento do Controle Social no SUS. 


A mesa de honra do cerimonial esteva formada pela Dra. Raquel Portela - representando a Prefeitura Municipal de Cariré; Beatriz Rodrigues Farias, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS); secretária da Educação, Carmiranda Almeida Miranda - representando os secretários municipais; secretária da Saúde de Cariré, Napoline Silva Melo; vereadora Maria Lucy Ximenes - representando a Câmara Municipal; Irlanda Pontes de Oliveira, palestrante oficial da Conferência; Selma Maria Oliveira - representando os Usuários do SUS.

Após os pronunciamentos das autoridades e da palestra central da  7ª Conferência Municipal de Saúde, foram formados os Grupos de Trabalhos, que abordaram os seguintes Eixos: Eixo 1: Saúde como direito; Eixo 2: Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Eixo 3: Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Em seguida, os relatores dos Grupos de Trabalhos estiveram apresentando as propostas da Saúde de Cariré, sendo aprovadas pela plenária, as quais serão levadas à  8ª Conferência Estadual de Saúde (8ª CES).

Encerrando a programação do evento, foi a vez da eleição por aclamação dos Delegados que irão representar o município de Cariré na 8ª Conferência Estadual de Saúde (8ª CES) que será realizada nos dias 26 e 27 de junho de 2019. 

Via: Cariré em Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.