segunda-feira, 13 de maio de 2019

Cealtru / Educação de Cariré promoveram nos dias 9 e 10 de maio, a Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos (GHRE) e Educação Contextualizada dirigida às escolas municipais

O Centro de Estudos e Assistência de Lutas do(a) Trabalhador(a) Rural (Cealtru) promoveu nos dias 09 e 10 de maio, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariré, a Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos (GHRE) e Educação Contextualizada, carga horária de 16 horas, com a finalidade de envolver as escolas rurais, incluindo os diretores/coordenadores, os professores, as merendeiras, os zeladores da escola e vigias, onde eles aprendem como fazer o manuseio da limpeza, do tratamento da água e também discutir com os professores sobre a educação contextualizada, que é uma educação que traz o aluno para sua realidade local.

Ao final da capacitação foram entregues certificados aos participantes. A Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos (GHRE) e Educação Contextualizada aconteceu em dois locais: Auditório da Escola Francisco Hermínio, no dia 9 de maio, e na sede da Secretaria da Educação de Cariré, no dia 10 de maio.



NO AUDITÓRIO DA ESCOLA FRANCISCO HERMÍNIO (DIA 9 DE MAIO):
Segundo informações de Francisco da Silva (Chiquinho), "o Programa Cisterna na Escola tem como órgão executor o Centro de Estudos e Assistência de Lutas do(a) Trabalhador(a) Rural (Cealtru), que é uma ONG que hoje está localizada em Fortaleza. Estamos executando esse Programa de Cisternas que é conveniado em conjunto com o Governo do Ceará e o Cealtru tem uma demanda de 37 cisternas escolares a serem construídas em 14 municípios e um desses municípios é o de Cariré, que está sendo contemplado com 9 cisternas escolares. Foram feitos os 9 cadastros nas escolas de Cariré e a capacitação com Grupos Gestores dessas 9 escolas (contando com diretores, coordenadores, professores), além de auxiliares de serviço, zeladores, vigias. O Cealtru esteve com uma equipe de instrutores passando dois dias nessa capacitação, tendo como instrutores Aírton Sampaio, Angélica, Chiquinho, Bartolomeu, Jairo, Zezinho. Foi uma boa capacitação e estamos com uma previsão de até o final de agosto de 2019 construir essas cisternas no município de Cariré. Mas, tudo isso não vai depender só da equipe da Cealtru que é executora do projeto, e sim de todo empenho dos gestores das escolas e do Município. A gente agradece o apoio que Cariré vem dando a esse programa e está sendo um belíssimo trabalho, uma boa experiência pela primeira vez que a gente está trabalhando no Município e aí a gente só tem a agradecer por esses momentos maravilhosos e pela boa parceria e o bom empenho. Agradecer à secretária de Educação de Cariré, Carmiranda Miranda, que vem prestando todo esse apoio".
ASSISTA VÍDEO DA ENTREVISTA COM COORDENADOR-TÉCNICO DO CEALTRU:
(Clicar no "play", para ouvir a fala de Wilson Júnior, coordenador- técnico do Cealtru)


Wilson Júnior, coordenador-técnico do Centro de Estudos e Assistência de Lutas do(a) Trabalhador(a) Rural (Cealtru) declarou: "Nós estamos aqui em Cariré, por um contrato firmado através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo do Estado do Ceará, para a construção de 150 cisternas de primeira água, que já foram construídas, beneficiando 100 famílias, e também vamos construir 9 cisternas escolares, que são cisternas de 52.000 litros e tem um caráter estrutural, onde vai facilitar a questão do consumo da água de beber para os alunos. É uma tecnologia que capta a água da chuva através do telhado da escola e que vai beneficiar alguns com água de melhor qualidade, além de ter uns filtros e um sistema hidráulico que leva para dentro da escola e essa água vai servir para cozinhar e também para a questão do consumo de água dos alunos. Então assim é uma tecnologia onde a gente envolve as escolas rurais, os professores, as merendeiras, os zeladores da escola, onde eles aprendem como fazer esse manuseio da limpeza, do tratamento da água e também discutir com os professores sobre a educação contextualizada, que é uma educação onde que traz o aluno para sua realidade local.


Via: Cariré em Revista

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