terça-feira, 29 de outubro de 2019

Santa Quitéria recebe ambulâncias do SAMU em clima de festa da população


Na manhã desta terça-feira (29/10), o governador do estado Camilo Santana esteve em Santa Quitéria para a entrega das ambulâncias do SAMU. Na ocasião, o prefeito Tomás Figueiredo, cercado por grande multidão, agradeceu ao governo do estado e destacou o trabalho dos colaboradores, servidores e secretários, afirmando que, o trabalho de todos é o grande responsável pelo avanço do município.


Sobre o SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Santa Quitéria é um programa que tem como finalidade prestar os primeiros socorros à população em casos de urgência e emergência. O atendimento funciona 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde, compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Casos em que o SAMU deve ser acionado:
- Acidentes / traumas com vítimas;
- Choque elétrico;
- Suspeita de Infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC) - (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
- Intoxicação ou queimaduras graves;
- Urgências psiquiátricas;
- Vítima inconsciente;
- Acidentes com produtos perigosos;
- Agressão por arma de fogo ou arma branca;
- Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
Etapas do serviço:
Após a categorização, é decidido qual recurso será enviado. Os casos classificados como vermelho (alto risco de vida) têm prioridade de atendimento imediato, os casos amarelos (paciente que necessita de atendimento urgente, porém não corre risco de morte iminente) são priorizados após os casos mais graves. Os casos classificados como verde são os que não demandam atendimento imediato, devendo o paciente dirigir-se à unidade de saúde mais próxima por meios próprios ou saber que tem que aguardar a ambulância por um tempo maior.
Tempo médio de atendimento:
O tempo de espera para cada ocorrência varia, depende do nível de gravidade, conforme a classificação citada acima.
Horário de atendimento:
24h - Todos os dias da semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Comentários desse Site são de Total Responsabilidade do Visitante !
Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria, caso contrario será excluído.